Venda antecipada: tenha previsibilidade e aumente a receita

Autor do artigo
por Thaís Serrano
14/09/2022
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As vendas antecipadas geram muitos benefícios para a empresa que oferece essa opção ao cliente. Entre as vantagens mais estratégicas estão a geração de receita antecipada e a maior previsibilidade financeira.

Esse poderoso conjunto traz como resultado o aumento da capacidade de planejar a produção, o estoque e os recursos necessários para atender seus clientes.

Por exemplo, se você tem um restaurante temático e começa o dia sabendo quantas mesas estão reservadas para a noite, pode se planejar melhor em relação ao número de profissionais que precisa ter na casa para tornar o atendimento eficiente e de qualidade.

Além disso, pode prever o volume de insumos necessários para atender aos pedidos de cozinha e bar.

Isso sem contar que, se você sabe qual é o ticket médio do negócio, tem a possibilidade de prever o faturamento do dia, facilitando o controle e planejamento financeiro.

Independentemente do seu segmento, seja ele um restaurante ou evento, por exemplo, uma das formas mais eficientes de economizar recursos e estar preparado para altas demandas é controlar esses insumos.

Motor de reservas online para facilitar a gestão

Um jeito mais fácil de “prever o futuro” e, consequentemente, controlar os gastos é, justamente, realizar vendas antecipadas usando um motor de vendas online.

Ao vender ingressos e vouchers por meio de uma bilheteria online, seja para seu parque temático, restaurante ou outra atração, é possível acompanhar o andamento das vendas e se preparar para atender à demanda que está sendo gerada para cada dia.

Isso permitirá tomar decisões mais assertivas e se precaver de possíveis problemas que a falta de algum insumo possa acarretar.

Aliás, fazendo as vendas antecipadas, pode-se receber o valor da venda antecipadamente, otimizando o fluxo de caixa.

É dessa forma que as vendas antecipadas garantem previsibilidade ao seu negócio.

A longo prazo, esse tipo de controle permite que você analise o comportamento de compra dos seus clientes, e entenda, por exemplo, quais são os dias e horários que geram mais vendas.

Dessa forma, pode se preparar melhor para atender à demanda maior nesses períodos, organizando-se para: aumentar seu estoque;

  • contratar mais funcionários;
  • estender o horário de atendimento desse período;
  • e mais.

Ou seja, você literalmente “prevê” o que está por vir.

Por que investir em um canal de venda antecipada?

Entre os benefícios de investir em seu próprio canal de vendas antecipada estão:

  • geração de receita com a criação de pontos de conversão, antes mesmo de entregar o produto ou serviço;
  • otimização do fluxo de caixa;
  • manutenção das despesas em dia;
  • planejamento e previsibilidade para melhorar a produção, o estoque e os recursos necessários para atender seus clientes, entre eles, recursos humanos, direcionando quantos colaboradores você precisará para cada dia;
  • criar incentivos à compra, como descontos ou vantagens especiais para compras antecipadas, tendendo a incentivar os clientes a adquirir produtos ou serviços mais cedo.
  • facilitar o planejamento logístico, como reserva de espaço e suprimentos, especialmente no gerenciamento de eventos e datas especiais;
  • possibilidade de criação de ações de marketing, gerando expectativa entre os clientes;
  • redução de no-show, uma vez que os clientes que compram antecipadamente podem sentir um senso de compromisso com a empresa;
  • maior flexibilidade de preços ao ajustar os valores com base na demanda antecipada, maximizando as receitas em períodos de alta procura.

Sim, todos esses são benefícios da venda antecipada realizada a partir de um motor de reservas online.

Fica claro o quanto ele é importante para negócios como restaurantes e parques temáticos, spas com day use, museus e mais, concorda?

Perceba, então, que não apenas o controle de insumos e recursos é facilitado com a disponibilização de voucher para venda antecipada, mas também setores como:

  • financeiro;
  • marketing;
  • gestão de pessoas;
  • controle de clientes.

Vale lembrar que o controle de insumos, devido ao seu impacto financeiro e na saúde da companhia, é um dos aspectos que merecem destaque neste artigo.

Por que a gestão de insumos é tão importante para a companhia?

Como dissemos acima, o controle de insumos é necessário para que sua empresa tenha sempre um estoque “vivo”, isto é, uma rotatividade saudável de materiais, sendo que as entradas e saídas são previstas e adequadas, evitando:

  • sobras desnecessárias;
  • desperdícios;
  • faltas que prejudiquem seu negócio.

Esse controle reflete diretamente nas finanças da sua empresa, afinal, sobras e desperdícios geram custos que vão para o lixo e as faltas geram gastos mais altos. Afinal, você precisará adquirir os produtos faltantes com mais rapidez, deixando de pesquisar o melhor custo-benefício dessa compra.

Na prática, o controle de insumos inclui:

  • estoque físico;
  • localização do estoque;
  • perfil do consumidor;
  • logística.

Estoque físico

Para ter um estoque sempre impecável, é necessário começar pelo inventário. Esse documento (normalmente, em formato de planilha) lista todos os materiais que estão dentro do seu estoque.

Visando torná-lo ainda mais completo, é possível adicionar a descrição e as características dos materiais, separá-los em categorias e incluir, claro, as respectivas quantidades.

Crie algumas regras para a movimentação desse estoque, como registrar qualquer entrada e saída desses materiais.

Faça a contagem regular comparando-a com esses registros, o que possibilita identificar qualquer falha, como: uso excessivo de determinados materiais, necessidade de aumentar ou diminuir a quantidade de outros etc.

Há uma série de sistemas de gestão de estoque disponíveis no mercado que fazem esse controle de modo automatizado, minimizando erros humanos e agilizando o processo.

A aquisição de ferramentas desse tipo é um investimento para melhorar a gestão da sua empresa. Pense nisso!

Localização do estoque

A forma que os insumos são armazenados importa tanto quanto saber a quantidade deles, afinal, cada tipo de material exige um tipo de armazenamento.

As toalhas oferecidas na piscina do seu resort com day use não devem estar armazenadas junto com os alimentos do seu restaurante, certo?

Além da localização em si, que deve ser pensada para que esses materiais estejam sempre de fácil acesso, é preciso checar as condições do espaço, considerando questões como:

  • temperatura;
  • iluminação adequada;
  • higienização regular.

Acha frescura? Pense, então, na possibilidade dos alimentos mal armazenados estragarem, gerando desperdícios e possíveis problemas com seus clientes.

Perfil do consumidor

O que? Sério mesmo? Sim! Como dissemos mais acima, saber o comportamento do seu consumidor pode ajudá-lo a entender:

  • quais materiais comprar;
  • quando comprar;
  • onde comprar;
  • em qual quantidade adquirir;
  • e mais.

Analisando o perfil do consumidor, você pode descobrir que ele prefere assistir ao seu espetáculo comendo pipoca em vez de cachorro quente. Isso faria você pensar que deve comprar mais milho do que pão, certo?

Outro exemplo: vendendo reservas antecipadas no restaurante, você percebe que seu consumidor prefere o jantar em vez do almoço, logo, o ideal é programar as entregas dos insumos antes do fim do dia. Essa decisão considera o período mais crítico, visto que as refeições já devem estar sendo preparadas.

Todos os detalhes importam e considerá-los é uma forma inteligente de gerenciar seu negócio.

Logística

Entendendo o perfil do seu consumidor e o que você oferece a ele, fica mais fácil administrar a logística desses materiais.

Dessa forma, é possível estabelecer prazos para as compras, pois você saberá de quanto em quanto tempo determinado material deve ser adquirido.

Isso facilita a realização de orçamentos, pois você poderá comprar antecipadamente, viabilizando a negociação de valores e promovendo mais economia ao seu negócio.

Adicionalmente, poderá negociar as entregas com seus fornecedores, em datas e horários mais convenientes para sua operação.

Use a tecnologia do sistema de agendamento online com pagamento para controlar vendas antecipadas

Para promover as vendas antecipadas e controlar seus insumos de maneira inteligente, recorra à tecnologia do gerenciador de reservas.

Com o sistema de agendamento online com pagamento da Planne, sua empresa:

  • vende reservas, ingressos e vouchers antecipados;
  • controla as reservas;
  • determina a disponibilidade;
  • configura a flutuação tarifária, conforme suas regras de negócio;
  • e muito mais!

Tudo isso com um sistema fácil de usar, simples de instalar e superseguro, que realiza todas as transações e gera um relatório completo para que você otimize a previsibilidade do negócio e realize uma gestão mais estratégica.

Isso sem falar da melhoria da experiência que você oferece ao cliente, que pode fazer sua reserva a qualquer hora e lugar, com acesso a mapas de mesa e até compra de adicionais.

Conheça todos os benefícios da plataforma de e-commerce das experiências e assista a nossa demonstração para entender como a Planne possibilita que você faça a venda antecipada, impulsionando os resultados do restaurante ou parque temático, spa ou resort com day use, museu e mais.


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